CARBOIDRATOS, NECESSÁRIOS? – Dr. Rafael Gallassini
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CARBOIDRATOS, NECESSÁRIOS?

publicado em:24/01/19 6:59 PM ArtigosDestaque

Você já deve ter escutado pessoas falando que os carboidratos são essenciais para a sobrevivência e para obtenção energia. Mas… será mesmo?
Segundo o livro “Modern Nutrition – In Health and Disease” não precisamos de carboidratos para sobreviver. O Nosso corpo é capaz de produzir a gliconeogênese, esta que usa nosso próprio substrato para produzir a glicose necessária e energia, consequentemente.

É importante manter uma alimentação balanceada, e isso não quer dizer que as frutas devam ser ingeridas em excesso, pois elas possuem frutose, que é um tipo de açúcar natural. Por conta disso, é importante ficar ligado nas quantidades ingeridas, como por exemplo nas frutas: manga, ameixa, caqui, banana, laranja, maçã e tangerina que possuem uma quantidade muito elevada de frutose, devendo ser consumidas com cautela. A dica, então, é se alimentar das frutas cítricas da estação.

MAS AFINAL, O QUE É LOW CARB?

Low carb significa baixo carboidrato e é exatamente isso que a dieta propõe. A dieta destaca que o consumo de carboidratos seja o menor POSSÍ VEL. Esse tipo de alimentação produz uma alteração menor da insulina no organismo e ajuda na produção do hormônio glucagon, permitindo assim que a gordura estocada no corpo seja usada para gerar a energia necessária para ele.
As refeições Low Carb possuem uma quantidade controlada de carboidratos, focando em uma ingestão maior de gorduras e proteínas de qualidade.
Isso proporciona maior sensação de saciedade e facilita a perda de peso de maneira muito mais saudável.

DICAS DE OURO

O segredo é reduzir o consumo de carboidratos simples na alimentação, como arroz branco, macarrão e pão. E aumentar a ingestão de proteínas como carnes e ovos; de gorduras boas, presentes em alimentos como o abacate, as castanhas, o azeite e peixes – sardinha e salmão.

• Frutas, verduras e legumes;
• Carne, frango e peixes;
• Queijos;
• Ovos;
• Azeite, óleo de coco e manteiga;
• Nozes, amêndoas, avelãs, castanha do Pará;
• Sementes em geral, como chia, linhaça, girassol e gergelim;
• Café e chás sem açúcar;
• Água, de 2 a 3 litros por dia.




BENEFÍCIOS DA DIETA

São “n” os benefícios da dieta Low Carb para o seu corpo. Com a dieta você previne o diabetes (por conta dos carboidratos de baixo índice glicêmico), ocorre melhoria na sensação de saciedade – já que as fibras presentes nos carboidratos complexos prolongam o tempo de digestão. Promove-se a queima de gordura, o que resulta no aumento da massa magra, e ainda possibilita a diminuição dos triglicerídeos.
É percebido, também, a melhora no perfil colesterol HDL e LDL. As gorduras “boas” ingeridas nesse tipo de dieta aumentam o colesterol HDL (chamado “COLESTEROL BOM”) agente protetor da saúde cardíaca, e o colesterol LDL também é alterado para níveis dentro do tolerável.

Show a dieta Low Carb, né?
Você quer ter uma dieta mais saudável e equilibrada? Então marque uma consulta com o Dr. Gallassini e saiba mais sobre as dietas que estão de acordo com o seu perfil metabólico.

*Referência livro Modern Nutrition – In Health and Disease, autores: Maurice Edward Shils, Moshe Shike, Benjamin Caballero, A. Catharine Ross, Robert J. Cousins




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